quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Semana da Dança de Salão do Rio de Janeiro 2010: todo mundo vai dançar!

Samba, lambada, forró, bolero, rock, tango e muito mais. Shows, mostras, oficinas, exposições de fotos, filmes e aulões. Tudo com e sobre dança de salão.

Professores e dançarinos vão, de 21 à 27 de novembro, aproximar ainda essa arte do grande público, de forma unida e organizada.
Porque divulgar a Dança de Salão?

Estamos em um momento especial para as danças sociais. A dança de salão vem obtendo importantes conquistas: recentemente a Semana da Dança de Salão do Rio de Janeiro passou a compor oficialmente o calendário cultural do nosso estado; conseguimos que a nossa arte fosse reconhecida, em nosso estado, como patrimônio imaterial e unimos forças, juntando a Andanças, a APDS e o SPDRJ - Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro em prol do crescimento da Semana da Dança e da Dança de Salão.

O evento pretende fazer com que todos percebam a força das danças sociais enquanto movimento cultural, promovendo uma divulgação fidedigna, mostrando como ela realmente é, e não carregada de estereótipos. Fazer perceber que a dança de salão não pertence a um mundo perdido no passado - ela é uma prática viva e presente, acessível a todos.

Quem lida com dança, conhece todas vantagens e o bem-estar que o dançar a dois proporciona; desfruta de ambientes agradáveis, freqüentados por pessoas alegres, sociáveis e cheias de vida, onde aprende-se a respeitar e a gostar mais de si e do outro. Ouve-se boa música, sabe-se reconhecer os diferentes ritmos e expressar os sentimentos através dos movimentos. Tem a criatividade aguçada, o riso fácil, o corpo ágil - treinado sem sofrimento.

É uma das poucas formas de lazer que despertam o interesse de todas as faixas etárias, facilitando a participação de crianças, jovens e adultos - que efetivamente, colorem os salões do país de diversidade. Nos ambientes de dança de salão não há barreiras sociais ou de credo e reina a paz. Ou alguém já viu baile de dança de salão com sistema de segurança ostensiva?

Apesar de tudo isso, um público ainda relativamente pequeno tem a oportunidade de ver de perto um casal dançando um ritmo de salão e a grande maioria sequer tenta o primeiro passo de dança, pensando ser preciso dotes especiais.

Daí a justificativa para o "Semana da Dança de Salão do Rio de Janeiro" que propõe estratégias simples que podem tornar mais eficazes os esforços, antes isolados, para ampliar a popularidade e a tradição das danças de par.

A Semana da Dança de Salão do Rio de Janeiro conta com o apoio e/ou participação de inúmeros profissionais e entidades entre eles: a Academia de Dança Luís Florião, Espaço X - Stelinha Cardoso, o Crie Fabrik, o Jornal Falando de Dança, Jornal Rio em Movimento, Studio de Danças e Artes Bangu e, entre muitos outros, a Juliana Prestes Comunicação.

Luís Florião

A coordenação está a cargo das entidades: SPDRJ - Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro, a APDS - Associação dos Profissionais de Dança de Salão do Rio de Janeiro e a Andanças- Associação Nacional de Dança de Salão.

Veja onde aproveitar e muito mais em http://semanadsrj.blogspot.com/
Outras informações: Luís Florião - 21 84770200 - andancas@dancecom.com.br

Um comentário:

  1. E COMO É BOM DANÇAR, NÃO É LEONOR?

    AQUELE BOLERO DE ROSTO COLADO, UM TANGO BEM ELABORADO, AQUELE SAMBA GINGADO, UM FORRÓ APERTADO.

    ÊTA COISA BOA, NÃO É LEONOR.

    É POR AI VÃO CORPOS EM ETERNA LINGUAGEM DE AFETO E CURTIÇÃO , NAS SALAS DE DANÇA, HOJE, AINDA BEM, RECUPERADAS E LOTADAS.

    APROVEITO PARA LEMBRAR QUE É TEMPO DE ALEGRIA E DE HUMOR.

    ENTÃO ,CONVIDO VOCÊ PARA VSITAR OS MEUS BLOGS:” HUMOR EM TEXTO”, COM A CRÔNICA: TEREZA MARGARIDA , A DEBUTANTE QUE NÃO DEBUTOU”.

    E AINDA, NO OUTRO BLOG: “COMO ERA FÁCIL FAZER SEXO”, A CRÔNICA

    “QUERIA A OPINIÃO SINCERA DE VOCÊS”

    E NO BLOG: “FOTOFALADA”, FOTOS COM LEGENDAS PARA VOCÊ SE DIVRTIR,.

    TODOS SÃO DE HUMOR E...DE GRAÇA!

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir

As mensagens serão submetidas à aprovação. Conteúdos ofensivos ou publicitários não serão publicados.