quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ata da reunião geral do dia 12 de setembro de 2010

Local: Espaço X Stelinha Cardoso
Hora: 11:30h
Presenças: vide lista de presença

Tópicos:
andamento da programação, grade de eventos, explanações, dúvidas, sugestões, divulgação e apoios

Desenvolvimento:

1. Aos doze dias de setembro de 2010, reuniram-se no Espaço X - Stelinha Cardoso, Centro do Rio, profissionais e simpatizantes da dança de salão, conforme lista de presença anexa, atendendo à chamada das entidades classistas para dar prosseguimento aos preparativos para a realização da Semana da Dança de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a ser realizada este ano entre os dias 21 e 27/11. Para otimização do tempo, a mesa, composta por Lourdes Braga (presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro), Jaime José (Presidente da APDS/RJ), Luís Florião (Presidente da Andanças – Associação Nacional de Dança de Salão) e Stelinha Cardoso (comissária de artes do SPDRJ), contou com a participação de João Batista da Silva (associado e Conselheiro APDS/RJ), como mediador, e Maria Leonor Costa (sócia responsável pelo GT de Comunicação da Andanças), como secretária da mesa.

2. O mediador João Batista apresentou os participantes da mesa e passou a coordenar a ordem e o tempo dos que tomaram a palavra.

• Stelinha Cardoso iniciou dando boas-vindas a todos, falando sobre sua satisfação em ver o amadurecimento e crescimento da dança de salão e colocando seu espaço à disposição para esta e demais atividades que possam engrandecer a dança de salão.
• Lourdes Braga fez breve explanação sobre o papel do Sindicato nas ações em prol da realização da Semana da Dança de Salão (SDS) e da união das três entidades para alcançar esse propósito.
• Luís Florião recapitulou o que é a SDSRJ. Para isso, usou como exemplo um evento nacional promovido em 2003 pela Alma da Dança com o apoio da Andanças, que foi o Brasil a Dois, quando, no espaço de uma semana, várias academias espalhadas pelo país realizaram eventos de dança de salão simultaneamente, o que gerou uma visibilidade muito maior para os participantes do que se eles tivessem feito os mesmos eventos de forma independente. Assim é o objetivo da SDSRJ, proporcionar uma maior visibilidade para a dança de salão já que a atuação em conjunto aumenta a possibilidade de maiores reivindicações junto a entidades governamentais e na busca de patrocínio, porque não se está trabalhando pelo indivíduo, mas pela coletividade. Falou da iniciativa da APDS, que começou a comemorar a SDS há 3 anos, de como o movimento iniciado por ela foi crescendo, e de como a união com SPDRJ e com a Andanças permitirá que o movimento cresça mais ainda. Explicou o organograma que a coordenação criou (coordenação geral, coordenações regionais, grupos de trabalho, etc) e informou que ele está aberto a novas adesões, para aqueles que queiram trabalhar para o fim comum. E procurou resumir a “filosofia” da presente proposta: os interessados em participar da SDS se responsabilizam em realizar um evento dentro da data e as entidades classistas se encarregam da divulgação. Quanto maior o número de participantes e de eventos realizados, maior será a visibilidade do movimento, abrindo portas e viabilizando a captação de recursos para que o movimento cresça mais e mais. Por fim falou ter esperança de que isso já possa acontecer no próximo ano, quando se comemorará os 200 anos da dança de salão no Brasil.
• Na vez, Jaime José agradeceu a presença de todos, lembrou da importância da união para o crescimento da dança de salão, explicou a função que coube à APDS dentro do organograma criado de comum acordo com as demais entidades, que foi o de coordenação dos eventos, e informou que este ano as realizações serão em maior número e abrangerão uma área maior que a do ano passado, embora ainda não se tenha conseguido abranger os 52 municípios do Estado, pelo que pediu empenho dos presentes no sentido de propagar o movimento e contatar pessoas de seu conhecimento no interior do estado. Agradeceu a presença de Roberto Nazario, assessor do criador da Lei da SDSRJ, deputado Ernani Boldrim. Em seguida, fez uma explanação sobre os eventos já confirmados, por macrorregião do estado, sobre os eventos no Grande Rio e sobre o evento de encerramento dia 27/11 no Forte de Copacabana, este último com o apoio do Interdança e do SPDRJ. Por fim ressaltou a importância de se realizar mais atividades na Baixada Fluminense, a seu ver o verdadeiro reduto da dança de salão, já que os grandes nomes atuais dessa modalidade, hoje estabelecidos na zona sul da capital, vieram dessa região.

3. Após a manifestação dos integrantes da mesa, o mediador comunicou que haveria um espaço de 40 minutos na reunião, para que os presentes se reunissem em 2 grupos de trabalho, sendo um destinado a sanar dúvidas, receber e confirmar inscrições de eventos (coordenação APDS) e outro destinado a discutir e traçar planos de divulgação (coordenação Andanças). Já o SPD prestaria esclarecimentos quanto ao curso de qualificação para instrutores de dança, direcionado para a dança de salão, a começar em outubro, e sobre as atividades do SPD no Parque das Ruínas em Santa Teresa, dias 18, 19, 26/09 e 03/10, sempre às 16h, com apresentações de várias modalidades de dança e uma exposição, em comemoração aos 25 anos de Sindicato.

4. Terminado o tempo previsto, os grupos foram desfeitos e voltou-se à composição original, quando o mediador informou que haveria 20 minutos para que os presentes fizessem perguntas e/ou se manifestassem.
• Florião reafirmou que qualquer um pode criar um projeto pessoal para a Semana da Dança de Salão, baseado na Lei 3440/2000, mas que esta reunião era do movimento criado pelas entidades classistas, que se reuniram para levar adiante um projeto neste formato. Informou que as entidades ainda estão se adaptando, aprendendo a trabalhar em conjunto, e para isso foram estabelecidas regras que deverão ser respeitadas pelos interessados em participar deste movimento.
• Sobre as dúvidas quanto à captação e administração de verbas para a SDS, Florião esclareceu que se eventualmente algum dos participantes conseguir captar verbas, ao captador competirá administrá-la e prestar contas a quem ele se comprometer a fazê-lo, visto que serão verbas para a realização de seu próprio evento, embora possa também destinar parte de sua arrecadação a um fundo a ser criado pela Coordenação Geral, fundo esse que deverá ser, em princípio, gerido pelo Sindicato, cujo departamento jurídico está estudando o procedimento a seguir. Ainda quanto ao assunto, Florião esclareceu que quem quiser realizar eventos e depois doar algum montante apurado para a SDS, ou conseguir apoio/patrocínio material ou financeiro será obviamente muito benvindo, sendo que o departamento jurídico do Sindicato estuda como fazer para emitir algum comprovante que possa ser usado na contabilmente, caso isso seja solicitado pelo doador. Ponderou que ele mesmo estará promovendo baile com 75% da arrecadação (retirados os custos) destinada à SDSRJ.
• Jefferson Tomaz, nomeado supervisor para o Norte Fluminense, pediu banners e material de divulgação, bem como documento que comprove sua representatividade frente a eventuais patrocinadores. Florião esclareceu que a comprovação poderá ser feita mediante apresentação de cópia do projeto desenvolvido pelas entidades classistas e da carta de responsabilidade firmada entre as entidades classistas e os coordenadores. Quanto ao material, ele poderá ser baixado, em alta resolução, de link a ser brevemente disponibilizado pela Coordenação Geral.
• Genilson tomou a palavra para esclarecer que o resultado do baile que realizou dia 10/09, em prol da SDS, só deu para cobrir os custos, mas entregou à Coordenação Geral da SDS duzentos ingressos, no valor de R$ 8,00 cada, válidos para qualquer baile seu realizado na boate do clube Mackenzie, no Méier, ficando a Coordenação Geral com o valor da venda dos mesmos.
• Aluízio tomou a palavra para falar sobe o email circular do prof. Jean reclamando da falta de reuniões regionais e sugerindo que fossem mantidas as reuniões regionais que a APDS promoveu ano passado, já que muitos profissionais interessados em participar não podem se deslocar do interior para a capital, onde estão sendo realizadas as reuniões gerais. Jaime José esclareceu que ano passado as reuniões regionais foram promovidas pela APDS, mas que este ano, devido ao grupo formado pelas demais entidades classistas, decidiu-se que as reuniões gerais seriam centralizadas na capital e, no interior, seriam promovidas reuniões pelos coordenadores regionais. Isso, no entanto, ainda está em fase de adaptação e provavelmente só será implementado no próximo ano.
• Ruben deu sugestões para a criação de um blog para a SDS-2010, de forma que futuramente as pessoas já viessem para as reuniões bem informadas pelo blog, evitando-se perda de tempo com explicações já dadas em reuniões passadas, pediu para torná-lo dinâmico, sem burocracia, no que foi aplaudido. Florião pediu para que ele permanecesse após a reunião para explicar sua proposta aos demais representantes das entidades classistas.
• Nazareno, assessor do deputado Ernani Boldrim, despediu-se, enfatizando ser intenção de Ernani Boldrim, caso seja eleito, cuidar para que a Lei por ele criada seja devidamente regulamentada, coisa que não pôde fazer à época porque não fora reeleito para dar prosseguimento a seus planos.
• O mediador João Batista alertou para o término do tempo para manifestações e passou a palavra a Jaime José, que fez as considerações finais e agradecimentos em nome da APDS.
• Em seguida Florião também fez o mesmo, em nome da Andanças, agradecendo o apoio da mídia e agradecendo a Wanyr de Almeida, do Jornal Dance News, por ter levado a idéia da SDS ao então deputado Ernani Boldrim, em 2000.
• Stelinha Cardoso agradeceu a presença de todos e em especial a presença de Dani Reis, representando a tradicional Família Reis.
• Leonor Costa informou aos presentes que a lei que torna a dança de salão patrimônio imaterial do RJ passou na segunda votação por acordo de lideranças e já foi encaminhada para sanção do governador, fazendo votos de que o movimento se fortaleça para, ano que vem, fazer uma grande comemoração dos 200 anos do primeiro anúncio de aulas de dança de salão.
• O mediador João Batista deu por encerrados os trabalhos, elogiando o bom andamento da reunião e agradecendo também o apoio da mídia especializada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As mensagens serão submetidas à aprovação. Conteúdos ofensivos ou publicitários não serão publicados.